Encontro dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil

capa-hoje.jpeg

A tarde deste sábado (14) foi de debates e reflexões na continuação do Encontro dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil que começou pela manhã.

“Temos observado um número cada vez menor de funcionários mais jovens no BB e sabemos que isso se dá pela falta de concurso público e consequentemente pela não contratação de novos funcionários, apontou Rita Mota, diretora do Sindicato dos Bancários Rio e representante da Federa-RJ na Comissão de Empresa – CEBB. “Esse é um fator que também influencia na sustentabilidade da Cassi”, lembrou a diretora.

A defesa ferrenha do papel de banco público do Banco do Brasil também foi colocada como uma pauta constante e prioritária. Este ponto foi defendido na participação do Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.

“Além da pauta dos trabalhadores precisamos ter atenção para a pauta política que além de ser uma defesa da democracia é também reforço para elegermos um governo e parlamentares comprometidos com as políticas públicas” defende o coordenador.

Com participação também do plenário virtual, foram discutidos temas a serem levados para o Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Implantação de plano de cargos e salários, defesa dos bancos públicos, melhorias nas condições de trabalho (metas abusivas, sobrecarga de trabalho, desvio de função), se destacaram entre os temas abordados.

Rita Mota também ressaltou que as questões de gênero estão entre os desafios a serem enfrentados: “As mulheres continuam sendo discriminadas no banco, sendo muito difícil a sua ascensão e sofrendo assédio sexual e moral”, alerta.

A presidenta da Federa-RJ considerou o encontro muito positivo.
“Iniciamos a construção da nossa Campanha Nacional com um debate rico em ideias. Vamos percorrer um caminho que não é fácil, em que precisamos de muito foco e altivez”, afirmou Adriana Nalesso que concluiu lembrando que “estamos num cenário de caos político e econômico e diante dessa conjuntura precisamos eleger um governo e uma bancada parlamentar alinhados com a pauta dos trabalhadores”.

O encontro foi finalizado com a escolha dos 20 delegados e delegadas representantes dos funcionários do BB da base da Federa-RJ.

por dentro 3

por dentro 2

por dentro 1

Fonte: Federa

Gostou? Compartilhe agora: