Votação no domingo (2) seguirá horário de Brasília. Veja onde começa mais cedo

systemuploadsnewsd68bf973f9093cb9f37-700x460xfit-3a13a.jpg

Este ano, horário de votação em todo o país será unificado por decisão do TSE. Independentemente dos fusos, votação termina às 17h do horário de Brasília. Tem cidades onde seções funcionarão das 6h às 15h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) unificou o horário de votação em todo o Brasil e, no próximo domingo, dia 2 de outubro, primeiro turno da eleição, todas as seções eleitorais do país funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. A única exceção é Fernando de Noronha (PE), onde votação será das 9h às 18h. Veja abaixo horários de votação em cada cidade com fuso horário diferente do de Brasília.

O Brasil tem quatro fusos horários. Nos GMT -2, GMT -4 e GMT -5 os horários são atrasados em relação ao GMT-3, que é o fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília. A explicação é que “como o país está localizado inteiramente no hemisfério ocidental, ou oeste, todos os seus horários se encontram atrasados em relação à zona inicial, que tem como centro o Meridiano de Greenwich.

No dia da eleição todos os eleitores de municípios com fusos diferentes terão de levantar mais cedo para votar e participar da festa da democracia, com o presidente nacional da CUT, Sérgio  Nobre, define a data.“Vamos votar com alegria nessa festa da democracia”, disse o dirigente.

Onde tem fuso horário

No dia da eleição, precisam ficar atentos aos horários de votação eleitores e eleitoras de todos os municípios do Acre, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Rondônia e de Roraima.

No Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos (veja baixo).

Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha também precisará se adaptar ao horário diferenciado.

Veja como será o horário de votação conforme o fuso local

– Acre: das 6h às 15h (abre e fecha duas horas antes em relação à Brasília).

– Amazonas, em 11 municípios, o horário será das 6h às 15h. Confira as cidadesAmaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença.

– Ainda no Amazonas, em outros 51 municípios o horário será das 7h às 16h (abre e fecha uma hora antes em relação a Brasília)

– Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h

– Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h
(abre e fecha uma hora após em relação a Brasília)

Divulgação dos resultados começará às 17h

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve ter início  a partir das 17h da hora oficial de Brasília.

Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

Fonte: CUT

Gostou? Compartilhe agora: