Santander proibido de abrir sábado

9b255dcf-08ae-40fc-a73e-d522ff6c1b97.jpeg

A luta sindical bancária, mais uma vez, fez valer o direito conquistado pelos bancários e bancárias de não trabalhar aos sábados e domingos.

Os Sindicatos de Niterói, Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Teresópolis, bases da Federa-RJ, entraram com ação na justiça e obtiveram liminares contra a abertura das agências do Santander neste sábado sábado, 22/1. O Santander fez ampla campanha publicitária informando aos seus clientes que agências do banco estariam abertas amanhã para renegociar dívidas.

Nas ações, dos Tribunais Regional do Trabalho de cada município citado, foi destacado artigo da CLT e da Lei dos Estabelecimentos de Crédito:

“Entretanto, o art. 224 da CLT é expresso no sentido de excluir o labor dos bancários aos sábados, regra reproduzida nas convenções coletivas firmadas pelos entes sindicais representativos das categorias obreira e patronal. No mesmo sentido, o art. 1º da Lei 4.178/62 dispõe que os estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente externo ou interno”, ressaltou o juiz do Tribunal Regional do Trabalho, 1ª Região, Leonardo de Almeida Cavalcanti.

“O Santander estava desrespeitando os bancários, bancárias e os Sindicatos ao tomar uma decisão contra não só o Convenção Coletiva de Trabalho da categoria como a Lei. Isso é um absurdo. E é bom lembrar que esse banco é espanhol, com isso desrespeita também o nosso país”, destaca Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ”.
#QueVergonhaSantander

Gostou? Compartilhe agora: