Reunião de dirigentes sindicais do Banco Itaú na FETRAF RJ/ES delibera ações contra abusos do Banco

O presidente do SindBancários Teresópolis, Aluisio Marra, e o diretor jurídico Joselito Lopes, participaram da reunião.

Os dirigentes sindicais do Banco Itaú da base da Federação dos Bancários do RJ/ES reuniram-se no dia 16/06, para tratar dos desdobramentos da mesa redonda sobre saúde, ocorrida no início do ano na SRT/RJ, na qual o banco não compareceu. Depois de nova reunião realizada na sede da FEEB, com o Presidente e o Dir. Jurídico da Federação, o banco reafirmou que iria manter os procedimentos adotados em relação aos atestados médicos.
Diante disso, o objetivo da convocação do coletivo na Federação foi discutir e deliberar sobre as ações de enfrentamento dessa abusividade.
Ficou deliberado que a FEEB ingressará com uma representação junto ao MPT contra o banco, com pedido de instauração de inquérito civil público para apurar o caso. Posteriormente, caso seja mantida a postura, poderá haver o ajuizamento de ação civil pública em face do banco.
Na oportunidade, também foi sugerido a utilização de modelo/sugestão para solicitação de emissão de CAT, bem como da DUT e do adiantamento emergencial de salários, para fins de protocolo nas agências pelos empregados com indicação de afastamento do trabalho por prazo superior a 15 dias, tendo em vista que existe decisão judicial em nível nacional que obriga o Itaú a emitir CAT quando o empregado apresentar atestado/declaração médica apontando doença profissional/do trabalho.
O modelo, que já vinha sendo utilizado pelo SindBancários Teresópolis, foi franqueado à Federação para ser repassado aos demais sindicatos da base.
Estiveram presentes na reunião os dirigentes sindicais do Itaú-Unibanco, que respondem pela saúde, diretores do departamento jurídico, advogados e assessoria jurídica, da base da FETRAF RJ/ES.

Gostou? Compartilhe agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *