Presidenta da Contraf-CUT aponta relevância das eleições para a campanha salarial 2022

87a432775fedd544ec5b287878d0ba0a_XL.jpg

Juvandia Moreira destaca que questões como a volta do aumento real de salários, garantia de direitos e desafios de novas formas de trabalho têm relação com a escolha dos trabalhadores nas eleições deste ano

A presidenta da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) Juvandia Moreira abriu sua participação neste sábado (21), na Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias RJ, no painel sobre a atual conjuntura econômica e política do Brasil e seus impactos sobre a categoria bancária, dizendo que “a luta estratégica mais relevante da campanha nacional deste ano são eleições 2022”.

“Estamos debatendo a fragmentação do setor no trabalho da categoria e prevemos que, se Bolsonaro vencer as eleições, ele vai tentar enfraquecer o movimento sindical e ampliar as negociações individuais, aprofundando a terceirização e a precarização”, disse, citando como exemplo o banco Santander, que está contratando trabalhadores autônomos, sem nenhuma proteção trabalhista, para a sua plataforma digital, situação que dificulta a representação sindical

A sindicalista disse que tem conversado com ex-presidente Lula sobre a importância do fortalecimento da negociação coletiva no Brasil e chamou a atenção para o risco de privatizações do projeto do atual governo, liderado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Bolsonaro está tentando dar um golpe, ele está prevendo uma derrota e por isso ataca o ministro do STF, Alexandre Moraes, que será o presidente do TSE durante as eleições e coloca em dúvidas as urnas eletrônicas”, ressaltou, reafirmando a importância da defesa das instituições democráticas.

Mobilização contra fake news

Juvandia destacou ainda a importância da criação das brigadas digitais pelo movimento sindical como instrumento para enfrentar as fake news. “A vacina contra o golpe é a mobilização popular para eleger Lula no primeiro turno. Temos que juntar as forças que defendem a democracia para impedir qualquer tentativa de golpe”, explicou Juvandia.

Retomar o aumento real

“Questões dos impactos do avanço tecnológico sobre o trabalho e terceirização ocorrem no mundo inteiro e não serão resolvidos em mesas de negociação, mas com a mudança de governo e a eleição de candidatos comprometidos com os trabalhadores”, explicou.

A sindicalista falou ainda do desafio da campanha nacional da categoria na questão remuneratória. “O custo de vida piorou muito, com a alta dos combustíveis, os  preços dos alimentos, a queda da renda média e a precarização do trabalho. que são questões que precisam ser enfrentadas. Mas tudo isso também está relacionado às eleições”, acrescentou. Juvandia falou também do aumento da pressão e do assédio moral e a maior preocupação dos sindicatos com relação à saúde e à vida dos trabalhadores após a pandemia da covid-19. Destacou a importânca da recuperação da renda da categoria, lembrando que os brasileiros precisam apoiar e eleger um projeto nacional que devolva os ganhos reais dos trabalhadores.

“Pesquisas mostram que entre os principais motivos da saída de bancários dos bancos é a busca por melhores salários e condições de trabalho”, concluiu, apontando a necessidade de elevação da renda média da categoria e de todos trabalhadores e da volta da política de aumento real implementada durante o período do governo Lula como saídas para a crise em nosso país.

Fonte: SeebRio

 

 

Gostou? Compartilhe agora: