PELAS PAREDES DO BRASIL

satander-18.jpg

Bancários criticam também a pressão e cobrança por metas em plena pandemia e projetam frases críticas ao banco em edifícios

O Sindicato do Rio participou de uma atividade nacional de protestos contra as demissões promovidas pelo Santander em plena pandemia do novo coronavírus. A campanha foi batizada de “Pelas Paredes do Brasil”.

Apesar de negar as dispensas e a informação publicada no jornal Folha de S. Paulo de que o banco pretende demitir 20% do quadro de pessoal no Brasil, as demissões continuam acontecendo. Informações dão conta de que nove mil funcionários podem perder o emprego em todo o Brasil, país responsável pela maior arte dos lucros globais da empresa (cerca de 29%).

Críticas ao banco

“Mais crédito”; “Menos juros; “Santander respeite o Brasil”; “Pare com as demissões”; “Basta de metas abusivas” estão entre as frases que foram projetadas. Não faltou o tom político do ato. Foi projetada também a frase “Porque Queiroz estava morando na casa do advogado de Flávio Bolsonaro”, numa alusão à prisão do ex-assessor do senador nesta quinta-feira, 18 de junho, em Atibaia, interior de São Paulo. No Rio, as projeções aconteceram num prédio da Rua General Polidoro, em Botafogo, Zona Sul da cidade.

Executivos bolsonaristas

Os donos e executivos do grupo espanhol apoiaram a eleição de Jair Bolsonaro e continuam defendendo a política econômica do Ministro Paulo Guedes de ataques aos direitos dos trabalhadores. O presidente do banco espanhol no Brasil, Sérgio Rial, declarou à imprensa que “as eleições de 2018 foram democráticas” e defende que é preciso dar crédito ao governo federal. O atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, bolsonarista de primeira hora, era executivo do Santander antes de assumir o cargo público no atual governo.

Com as dispensas, o banco espanhol descumpre inclusive acordo firmado com a categoria. Os bancários denunciam também a pressão e o assédio moral na cobrança de metas, que tem afetado a saúde dos empregados, já abalados, como a aflição dos riscos do Covid-19.

O Sindicato anunciou que vai denunciar em nível internacional, as práticas cruéis do Santander contra os trabalhadores.

Tuitaço

Na terça-feira (16), foi realizada uma mobilização dos sindicatos e dos bancários contra as arbitrariedades do banco que teve grande destaque e repercussão nas redes sociais e viraram notícia em vários sites e blogs progressistas.

Além de atividades realizadas nas portas de agências e departamentos do banco em algumas regiões do país, os sindicatos motivaram funcionários, clientes e toda a população a se manifestarem nas redes sociais contra os abusos e arbitrariedades do banco espanhol. Entre 12h e 13h houve um tuitaço com a hashtag #SantanderRespeiteOBrasil, que levou a denúncia a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Fonte: Seeb Rio

Gostou? Compartilhe agora: