Lula confirma presença no Seminário: “Sistema Financeiro e Sociedade”, que acontece nesta sexta, 29

Lula-interna.jpg

O evento contará com a presença de personalidades do cenário político e de movimentos sociais e sindicais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a presença no Seminário Sistema Financeiro e Sociedade, que será realizado na próxima sexta-feira (29), no hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo.
A Contraf-CUT organiza o evento, que antecipará a abertura da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, dada a intrínseca relação entre os diversos modelos de desenvolvimento e cidadania debatidos no Brasil nos últimos anos e o papel desempenhado pelo sistema financeiro nacional.

Seminário Nacional “Sistema Financeiro e Sociedade”

29 de julho de 2016 – Hotel Holiday Inn Parque Anhembi

PROGRAMAÇÃO

9h às 12h – Painel 1: “Transformações no Sistema Financeiro e seus impactos no Mundo do Trabalho”

– Luiz Gonzaga Belluzzo

Professor Doutor em Economia, foi responsável pela cadeira de Teoria Monetária e Financeira nos cursos de pós-graduação da Universidade de Campinas – UNICAMP, Fundador da Faculdades de Campinas – Facamp, foi membro do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), além de consultor editorial da revista semanal Carta Capital. Foi ainda conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que opera a TV Brasil, emissora pública federal. Fez parte do conselho deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Foi consultor pessoal de economia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Ladislau Dowbor

Formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia. Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, nas áreas de economia e administração. Consultor para diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S” (Sebrae e outros). Atua como Conselheiro nos Instituto, CENPEC, IDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições.

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h às 15h – Painel 2: “ Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores”

– Ricardo Lodi Ribeiro

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, mestre em Direito Tributário pela UCAM, Doutor em Direito e Economia pela UGF, Professor Adjunto de Direito Financeiro da UERJ, onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Chefe do Departamento de Direito do Estado. Ex-Coordenador da Pós-Graduação em Direito Tributário da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DIREITO-RIO), ex-Procurador da Fazenda Nacional, Presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (SINPROFAZ) e membro do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU), Ex-Procurador do Estado de São Paulo e Ex-Conselheiro da OAB/RJ. É presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário (SBDT) e Integra a International Fiscal Association (IFA), a Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), o Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP) e o Instituto Brasileiro de Estudos de Direito da Energia (IBDE).

– Bernardo Mançano Fernandes

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia (1988), mestrado em Geografia Humana (1994) e doutorado em Geografia Humana (1999) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pelo Institute for the Study of Latin American and Caribbean – University of South Florida (2008Professor Livre-Docente pela UNESP (2013).

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Presidente Prudente. Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, onde preside a coleção Vozes do Campo e a coleção Estudos Camponeses e Mudança Agrária, publicados pela Editora da Unesp. Coordenador do Programa de Pós – Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – TerritoriAL – do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI.

É parecerista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), SciELO – Scientific Electronic Library Online e dos seguintes periódicos: Human Geography (EUA), Jornal of Peasants Studies (Canadá), Revista Terra Livre (Brasil), Cómo Pensar la Geografía (México). Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma agrária (Nera). Membro do Conselho Pedagógico Nacional do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Autor de “A formação do MST no Brasil” e em coautoria com João Pedro Stedile do livro “Brava Gente”.

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe, pesquisando os seguintes temas: teorias dos territórios, paradigmas da questão agrária e do capitalismo agrário, reforma agrária, desenvolvimento territorial, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina.

15h às 17h – Painel 3: “O Brasil que Queremos”

– Emir Sader

Sociólogo e cientista político, é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia política e doutor em ciência política.

– Tereza Helena Gabrielli Barreto Campello

Economista pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo da presidenta Dilma Rousseff. Participou dos governos Raul Pont e Tarso Genro, ex-prefeitos de Porto Alegre, e Olívio Dutra, tanto na prefeitura da capital, quanto no governo do estado do Rio Grande do Sul.

Em Brasília, auxiliou a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Ocupou a subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, na qual coordenou projetos importantes do governo, como o Programa Nacional do Biodiesel. Participou da criação do Bolsa Família.

– Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República Federativa do Brasil (2003-2010) e presidente de honra do Instituto Lula e do Partido dos Trabalhadores.

Gostou? Compartilhe agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *