Dirigentes elogiam curso da Contraf-CUT para novos sindicalistas

curso-dirigentes-sindicais-fetec-pr.jpeg

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) promoveu, nos dias 5 e 6 de maio, um curso de formação para dirigentes sindicais de sua base. O curso, ministrado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), focou principalmente em mostrar aos novos dirigentes o que significa fazer parte de um sindicato.

Ao longo destes dois dias, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre como surgiu o movimento sindical, o que é fazer parte de um sindicato, histórias relacionadas ao sindicalismo, e ainda como usar as redes sociais para se comunicar com os bancários e bancárias e também com a população em geral. As palestras foram ministradas pelo assessor da Contraf-CUT e historiador José Luis Vasquinho Paredes, pelo bancário aposentado Cláudio Ribeiro e pelo representante da empresa de comunicação e marketing João Paulo Mehl.

O secretário de formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, explicou de onde surgiu a ideia de realizar um curso nestes moldes. “A partir de reuniões com o coletivo nacional de formação, concluímos que seria interessante trazer informações política para os novos dirigentes. Entramos em contato com o Pablo (secretário de formação da Fetec), que encampou a ideia de imediato. O curso terá inicialmente dois módulos para os novos dirigentes que tenham a visão da CUT, da Contraf e dos trabalhadores para ampliar a consciência de classe”, diz.

Participantes aprovaram o curso

Um dos participantes do curso que chegou recentemente no meio sindical, o bancário Johni Oliveira Müller, atual presidente do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio, disse ter ficado empolgado com o que aprendeu no curso. “Meu objetivo aqui foi de aprender a história do sindicato, pois acredito ser importante para seguir no caminho certo. O curso trouxe muita informação que certamente usarei durante o período em que estiver como presidente do sindicato. Foi muito gratificante poder fazer este curso”.

Outro novo dirigente sindical, o presidente do Sindicato dos Bancários de Guarapuava e região, Ivan dos Santos, também avaliou positivamente o curso. “Superou as minhas expectativas. Estou certo de que o que aprendi aqui neste curso da Contraf será de grande ajuda enquanto estiver à frente do sindicato. O que aprendi aqui será repassado aos nossos colegas”, garantiu.

Embora já esteja no meio sindical há alguns anos, o presidente do Sindicato dos Bancários de Toledo e região, Fernando Augusto Comasseto, disse que o curso foi melhor do que esperava. “Aprendi demais aqui e, principalmente, ajudou a reacender a chama de buscar conhecimento e passar para quem está chegando agora no meio sindical. Vou usar muito do que aprendi aqui durante a minha gestão e pretendo ainda levar este curso para outros diretores do nosso sindicato”, concluiu.

Fonte: Contraf-Cut

Gostou? Compartilhe agora: