Categoria se manifesta por segurança e saúde do trabalho nesta sexta (28)

luta-1.jpg

Ação ocorre no Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

A Diretoria do Sindicato dos bancários de Teresópolis  junto com o Presidente Cláudio Mello percorreu as agências hoje na Cidade  em prol do dia Mundial de Segurança e Saúde no trabalho e o dia nacional em Memória das vítimas de Acidentes e doenças do trabalho, distribuindo   Folhetos , conversando e dialogando com os trabalhadores e trabalhadoras do Ramo Financeiro em nossa Cidade !

Adoecimento e morte

De 2012 a 2021, 42.138 bancários receberam benefício acidentário do INSS e outros 156.670 foram afastados por doença comum. Porém, cerca de 54% destes benefícios comuns referiam-se a doenças características do trabalho bancário, como transtornos mentais e LER/Dort. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, compilados pelo Dieese.

Transtornos mentais

Desde 2013, transtornos mentais e comportamentais se tornaram a principal causa de afastamentos na categoria bancária. De 2012 a 2021, no conjunto total dos trabalhadores, transtornos mentais foram responsáveis por 5% dos afastamentos por acidentes de trabalho e por 10% dos decorrentes de doenças comuns.

No mesmo período, porém, no setor econômico que inclui bancos e financeiras, causaram 39% dos afastamentos por acidentes e doenças do trabalho e 29% dos não reconhecidos como acidente ou doença do trabalho. “Já passou da hora de os bancos serem responsabilizados por esta prática agressiva e criarem um ambiente de trabalho que realmente respeite o ser humano”, observou Salles.

3 5146

813

luta 17

1511

1292dia-mundial-de-seguranca-e-saude-no-trabalho-2023

 

 

 

Gostou? Compartilhe agora: