Banco não pode atribuir atraso do concurso à recessão

O Banco do Brasil (BB) teve lucro líquido de R$14,4 bilhões em 2015, o que representou um crescimento de 28% em relação a 2014. Esse dado, divulgado pelo BB na última quinta-feira, dia 25, mostra que a demora na abertura do concurso de escriturário no Rio de Janeiro e em outros cinco estados não está atrelada à falta de recursos ou a qualquer crise. Além do Rio, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sem um cadastro de reserva, já que o prazo de validade da última seleção expirou em setembro de 2015.

Com isso, há quase seis meses o banco não contrata nesses estados, o que tem sobrecarregado os funcionários, segundo entidades sindicais.

O secretário de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT), Ernesto Izumi, lamentou que os bons resultados não impactem positivamente na área de Gestão de Pessoas do BB. “O número de funcionários em dezembro de 2015, conforme demonstrativos, era de 109.191. Em relação a dezembro de 2014, o número foi reduzido em 2.437 trabalhadores.

Em 2015, o BB fez um Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), por meio do qual 4.992 trabalhadores foram aposentados. Isso quer dizer que as contratações realizadas no ano, não repuseram sequer o número de saídas por demissões e aposentadorias”, alegou. A expectativa é que a empresa publique o edital do concurso do Rio ainda neste semestre. A Fundação Cesgranrio será a organizadora, e os candidatos serão avaliados por meio de 70 questões objetivas e redação. O cargo de escriturário exige o nível médio e tem remuneração de R$3.613,58. O regime de contratação é o celetista.

Gostou? Compartilhe agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *