Abertas inscrições para curso sobre reforma tributária

45c4f31a-dafc-4726-bd89-cc7f9c7f0e5c.jpg

Parceria entre a Contraf-CUT e o Instituto Justiça Fiscal visa instrumentalizar dirigentes sindicais sobre o sistema tributário nacional

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação sobre Reforma Tributária promovido pela Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em parceria com o Instituto Justiça Fiscal (IJF). As vagas são limitadas a dois dirigentes sindicais por entidade.

“É um programa de formação para proporcionarmos conhecimentos iniciais sobre o sistema tributário nacional. Nossa ideia é dar instrumentos para que lideranças sindicais promovam o debate em suas bases sobre a reforma tributária que queremos”, disse o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon.

As inscrições devem ser realizadas antecipadamente, conforme comunicado enviado pela Secretaria Geral da Contraf-CUT no dia 24 de abril de 2023. Os dirigentes interessados devem entrar em contato com sua entidade sindical.

Conteúdo

O curso terá dois módulos, que serão realizados de forma virtual pela plataforma Zoom. O primeiro ocorrerá no dia 10 de maio de 2023, das 15h às 18h. O segundo módulo ainda não tem data definida.

Módulo 1:
10 de maio de 2023, das 15h às 18h

  • Noções sobre o papel do sistema tributário na conformação do Estado e da sociedade e conceitos gerais sobre o tema;
  • Aspectos históricos, políticos e sociais definidores da estrutura tributária brasileira;
  • Mecanismos de captura da política tributária e das estruturas de administração dos tributos.

Módulo 2:
(data a definir)

  • Debate sobre projetos de reforma tributária em curso e projetos alternativos;
  • Diagnóstico sobre a conjuntura política para o avanço de propostas progressivas de tributação;
  • Proposta do novo arcabouço fiscal.
  • Fonte: Contraf-Cut
Gostou? Compartilhe agora: