08/03/2016 – Dia Internacional da Mulher

A história das mulheres na antiguidade está em boa medida distorcida por quem as contava: Os homens. Todavia, pode se destacar a obra teatral Lisístrata, do dramaturgo grego, Aristofanes, ambientada na antiga Grécia, durante a guerra do Peloponeso, a peça faz uma crítica severa a esse conflito, que envolve as mulheres das cidades gregas, lideradas por Lisístrata, decidem instituir uma greve de sexo, até que seus maridos parem a luta e estabeleçam a paz. No final, graças aos movimentos das mulheres, as duas cidades celebram a paz.

Durante a Revolução Francesa, a mulher tomaria pela primeira vez, coletivamente, consciência de sua situação social marchando junto aos homens, em direção Versalhes. Elas reivindicaram a Igualdade Social sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Então, foram levantados os primeiros pedidos formais de direitos políticos e cidadania para a mulher.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. No entanto, somente no ano de 1977, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O dia 8 de março, não é apenas uma data, e sim um símbolo, um marco histórico de luta da mulher através dos anos. O princípio da igualdade, consolidado na Constituição, é um motivador para seguir em frente. A Igualdade de acesso ao trabalho, sem a obrigação de se submeter aos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, ainda é um tabu a ser quebrado. Quanto a participação da mulher no mercado de trabalho, nos movimentos sociais, nas organizações, ainda é um espaço a ser conquistado, mesmo que pesquisas indicam a capacidade das mulheres de liderança. O Dia Internacional da Mulher é um dia para refletir sobre uma sociedade com justiça social e menos desigualdade.

As bancárias foram as primeiras a garantir uma cláusula de igualdade de oportunidades numa Convenção Coletiva de Trabalho. Conquistaram auxílio creche/babá, conseguiram ampliar a licença maternidade, e recentemente no Congresso Nacional, para a ampliação para seis meses. Sem dúvida um marco na luta por melhores condições de trabalho.

Outra conquista marcante é o direito ao voto feminino, que completa setenta anos no Brasil. Mas a participação da mulher na política nacional, ainda é muito tímida. Nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados foram eleitas 51 mulheres, o que significa um aumento, em relação às eleições de 2010 , quando foram eleitas 45 mulheres. No senado a participação feminina é de 11 mulheres , de um total de 81 senadores. Ainda há muito a se trabalhar e para avançar nas conquistas.

MULHER:
Símbolo de amor,
perseverança e desprendimento. Guerreira, amiga,
emotiva, carinhosa, dedicada…
Poderia escrever aqui milhares de adjetivos….
Mas eles todos se traduzem em uma palavra: Mulher

Parabéns pelo seu dia, vocês são muito especiais…
Anas Marias, Adrianas, Annas Paulas, Andreias, Andreas, Alessandras, Amandas, Anas Paulas, Anas Cláudias, Anas Lúcias, Alines, Brunas, Bárbaras, Biancas, Camilas, Carmens, Danieles, Dafines, Danielas, Diules, Dainas, Daynas, Elaines Cristinas, Eloisas, Fábias, Fabiolas, Fabianas, Flávias, Fabianes, Gilanas, Grazieles, Glaucias, Gabrielas, Inaras, Jaquelines, Jéssicas, Julianas, Kamilas, Larissas, Lucianas, Lucienes, Luanas, Lucimares, Ludymilas, Lailas, Lorenas, Marias do Carmo, Maristelas, Marisas, Micheles, Marthas Janetes, Monicas, Milenas, Monises, Nathachas, Nellys, Nathalias, Patricias, Paulas, Priscilas, Paolas, Renatas, Roses Marys, Rozanas, Robertas, Reginas Marias, Ritas de Cassias, Silvanias, Samantas, Samanthas, Stevanies, Sisseras, Shellys, Tanias, Thais, Tamires, Thalitas, Thabatas, Vanessas, Veronas, Vanias, Vanildas, Valerias, Vivianas, Valescas, Walquirias.

Gostou? Compartilhe agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *