Vem aí a PLR! Uma conquista sindical.

c7195d3f-127d-436b-8297-d7e336491d0b.jpeg

Todo início de ano bancárias e bancários ficam na expectativa do pagamento da PLR. Vai ser adiantada? Não vai? Quando será? São perguntas que não se calam.
E também, todos os anos, o Comando Nacional dos Bancários envia ofício aos bancos solicitando antecipação do pagamento do direito da categoria, isso é, logo que o balanço financeiro de cada instituição seja fechado. O pagamento tem data limite até 1º de março.
Muitas vezes o pedido é aceito e o anúncio do pagamento é feito para a alegria e alívio da categoria, já que os primeiros meses do ano normalmente acumulam despesas diversas que vão de férias, IPTU, IPVA e passam pelo material escolar das crianças. E tem também as dívidas, cada dia mais presentes na vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Itaú, Santander e Safra já anunciaram o pagamento que irá acontecer no dia 25/2. O Bradesco ainda não respondeu à solicitação
É sempre bom lembrar que a categoria bancária foi a primeira no país a conquistar participação nos lucros e resultados das empresas. Isso é fruto de muita luta sindical. Desde 1995, a Convenção Coletiva determina o pagamento pelos bancos
É importante lembrar também que em 2020 a categoria bancária conquistou um acordo de dois anos que garantiu, entre outros avanços, um reajuste de 10,97% (reposição da inflação + aumento real de 0,5%) nas parcelas fixas e adicional no teto da PLR 2021. Outra luta sindical marcada por muitas horas de discussão nas rodadas de negociação e assembleias com a categoria.
“Bancários e bancárias possuem inúmeros direitos que foram conquistados e não dados pelos empregadores. A nossa luta é diária. Não paramos de trabalhar nem um instante. Negociamos com o poder econômico do país. Eles não querem perder em momento algum e é preciso muita pressão e atenção para defender a categoria”, lembra Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ.
Ela reitera que “Os últimos acordos coletivos mostram bem o resultado positivo da nossa luta. Tivemos ganhos em um período em que todas as categorias estavam enfrentando perdas. Este ano, tenho certeza de que sairemos novamente fortalecidos da nossa campanha. Juntos vamos defender nossos direitos e conquistar outros, afinal só a luta nos garante”, afirma Adriana.

Fonte: Federa RJ

Gostou? Compartilhe agora: