Curso de Formação de Lideranças Femininas.

057c11fd-9952-4ee2-bb25-0cb0d3c5976d.jpg

O primeiro dia do curso de Formação de Liderança Feminina organizado pela Federa-RJ foi muito produtivo. Foram várias palestras, dinâmicas, questionamentos, homenagem à Fernanda Carisio e diversão. A apresentação sobre Diagnóstico do Emprego Bancário: As mulheres Bancárias, comandada por Rosângela Vieria, economista do Dieese de São Paulo, levantou questionamento sobre equiparação salarial entre homens e mulheres.

Sábado dia 27 o curso foi muito enriquecedor novamente. Começou com a presença da advogada Julia Alexim.Para Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ, o curso da federação está um sucesso. “Estou super satisfeita porque estamos trocando várias experiências e vivências. Acho importante deixar claro que nada é impossível de mudar. Vamos juntas, em breve vamos marcar outros cursos”, comemorou.

Ainda sobre o curso da Federa-RJ durante o final de semana. Foram dias de muita reflexão, aprendizado, troca, energia positiva e trabalho. Adriana Nalesso, presidenta da Federa-RJ, agradece a presença de todas as dirigentes e enfatiza que esses momentos são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de todas as companheiras.
“É importante que as mulheres se sindicalizem, participem das atividades do sindicato porque quanto mais unida a categoria, mais direitos conseguimos conquistar. Lutamos pela igualdade de oportunidades e equidade das mulheres”, explicou Adriana.
“Achamos importante a troca de experiência e o acolhimento. Durante o curso percebemos que várias bancárias e dirigentes passam pelos mesmos problemas. Precisamos nos unir para conquistar mais direitos”, acrescentou Paula Rodrigues diretora da Secretaria de Mulheres da Federa-RJ.
“Foi uma experiência enriquecedora para me atualizar e perceber o quanto as mulheres precisam estar unidas e fortes. Muito conhecimento adquirido. Agora o desejo e compromisso é de transmitir o mesmo para as demais mulheres da nossa categoria”, declarou Bruna Maciel, dirigente do Sindicato de Campos dos Goytacazes e Região.
“Amei o curso, as palestrantes, a palestras tanto da dr. Julia Alexim, sobre a importância da Lei Maria da Penha e o empoderamento feminino, além da escritora Ana Cruz, que abordou como lidar com o racismo. A gente precisa participar mais e ter mais mulheres à frente de tudo”, conclui Adriana Costa da Silva, diretora de Patrimônio e Promoção Social do Sindicato dos Bancários de Teresópolis.
“O curso foi enriquecedor porque reuniu várias dirigentes. Podemos escutar histórias. Além disso, trocar com outros sindicatos também foi superpositivo. Tomara que venham novos encontros. Hoje já cheguei no banco e estou divulgando para várias bancárias da agência”, explicou Denia Almeida, dirigente do Sindicato dos Bancários do Rio.
“Vimos no curso a possibilidade de um protagonismo real, igualitário e inspirador para nós mulheres. É importante essa relação interpessoal para motivar e capacitar cada companheira”, reiterou Marize Motta Duarte, Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região.
Que venham muitos outros encontros, que as mulheres sejam respeitadas e que todas tenham os mesmos direitos e igualdade salarial.

465ab06d-abf5-4ae4-bc63-dc674e4408f8 (1)

Fonte: FEDERA -RJ

Gostou? Compartilhe agora: