Contraf-CUT participa do 1º Encontro LGBTQIA+ das Bancárias e Bancários do RJ

WhatsApp-Image-2025-11-24-at-12.44.53.jpeg

Evento aberto para toda a comunidade, não apenas à categoria, debateu avanços e desafios da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Aconteceu neste sábado (22), o 1º Encontro LGBTQIA+ das Bancárias e Bancários do Rio de Janeiro, organizado pelo Coletivo LGBTQIA+ do Seeb-RJ, com o apoio da Federa-RJ, e participação de representantes da Contraf-CUT e da CUT.

O evento contou ainda com nomes da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e da Câmara dos Deputados, além de membros da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), do PT, PSOL e do Rio Sem LGBTIfobia, o maior programa de políticas públicas do país voltado à população LBGTQIA+.

O tema central do encontro foi os avanços e desafios no mercado de trabalho. “Apesar dos avanços históricos conquistados pela comunidade no Brasil, em termos de políticas públicas, proteções sociais, maior visibilidade nos meios de comunicação, o mercado de trabalho brasileiro revela que ainda temos muito a avançar”, explica Bianca Garbelini, secretária da Juventude da Contraf-CUT e militante lésbica, que participou do encontro.

A secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Elaine Cutis, que também acompanhou a programação, ressalta que a realização do evento serviu para que a categoria siga se fortalecendo para alcançar novos avanços. “Temos, sim, que comemorar as vitórias. Conseguimos avanços significativos em nosso acordo coletivo de trabalho, incluindo cláusulas importantes de proteção. Isso mostra que quando nos unimos, somos mais fortes. Mas não podemos fechar os olhos para o momento em que vivemos. Nos últimos anos, temos testemunhado perigosos retrocessos, impulsionados por discursos de ódio e conservadorismo da extrema direita, que buscam minar a nossa democracia e revogar conquistas históricas. Esse ambiente hostil torna a nossa união e a nossa resistência ainda mais urgente”, reforçou a dirigente.

Membro do Coletivo LGBTQIA+ do Seeb-RJ e dirigente da Contraf-CUT, Adilson Barros, destacou a importância do 1º Encontro LGBTQIA+ das Bancárias e dos Bancários do Rio em “sinalizar, mais uma vez, que os trabalhadores são diversos e precisam de respeito e muita visibilidade”.

“A forma como os debates foram trocados, reforça que a construção coletiva e o apoio das entidades envolvidas, prevaleceu neste encontro”
, reforçou Adilson, completando que, debater o mundo do trabalho e celebrar a existência da comunidade LGBTQIA+ “é fundamental” para o momento atual, “de forma a impedir retrocessos nos avanços sociais conquistados e seguir avançando em novos direitos”.

Elaine Cutis completou que, mais do que avançar nas pautas da diversidade, “é preciso transformar os direitos no papel, os efusivos discursos em uma realidade diária”, a partir da organização dos movimentos LGBTQIA+, para barrar qualquer tentativa de retrocesso. “Precisamos combater a discriminação velada e a explícita, garantindo a efetiva inclusão e construindo um ambiente onde ninguém precise esconder quem é para ter uma oportunidade”, concluiu.

O 1º Encontro LGBTQIA+ das Bancárias e Bancários do Rio de Janeiro foi realizado na Travessa do Sereno, Pedra do Sal, espaço conhecido historicamente pela luta por liberdade e identidade negra. A seguir conheça os nomes dos palestrantes que estiveram no evento:

Gael Oliveira, secretário municipal do Setorial LGBTQIAPN+ do PT carioca;
Walmir Siqueira, secretário do Setorial LGBTQIA+ da CUT;
Andrea Maia, da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL);
Mauro Luiz, psicólogo do Centro de Cidadania LGBTI+ Capital 1;
Monica Benício, vereadora do PSOL Rio;
Leonel de Esquerda, vereador do PT Rio.

Participaram também, porém de forma remota, por vídeos de saudação encaminhados ao encontro, o deputado do PT, Reimont (presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, da Câmara dos Deputados) e Adriana Nalesso (presidenta da Federal-RJ).

Fonte: Contraf-Cut

 

Gostou? Compartilhe agora: