Brasileiros pagaram R$ 27 bilhões em tarifas bancárias em 2017

Milhões de clientes do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa pagam dezenas de tarifas de conta enquanto poderiam economizar bilhões abrindo contas em corretoras e bancos digitais

As tarifas bancárias deram aos bancos um retorno extraordinário no ano passado. Recursos interessantes para os bancos, porque praticamente pagam com folga a folha e os custos operacionais, liberando mais dinheiro do já abastado orçamento das instituições financeiras a gerar mais lucro.

O site Info Money fez um levantamento olhando para o balanço dos 5 maiores bancos, o que mostrou uma receita de 27,3 bilhões com tarifas de conta corrente em 2017. “Esse valor bilionário refere-se apenas a serviços de conta corrente – olhando o balanço dos bancos, não é possível identificar todas as mordidas que os brasileiros tomam dos bancos em um nível maior de detalhe. Ou seja, o valor total de tarifas pagas pelos brasileiros é, na verdade, ainda maior”, diz o texto da matéria publicada nesta sexta-feira (23).

“Um estudo do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) divulgado no final do ano passado mostrou que os preços dos serviços bancários (tarifas avulsas e pacotes de serviços) desses cinco bancos tiveram aumentos muito acima da inflação entre outubro de 2016 e novembro de 2017. Entre os 58 pacotes de tarifas oferecidos pelos cinco bancos, 47 sofreram aumento de preço. A Caixa, por exemplo, reajustou todos as cestas entre 10,71% e 78,88%. No mesmo período, a inflação acumulada (Índice de preços amplo ao consumidor – IPCA) ficou em 2,70%”, explica o site.

ente como pacote de serviços, TED, DOC, saque, extrato, transferências, etc.
Nubank, Digio, Credicard e banco Inter têm cartão de crédito sem anuidade.
XP, Rico e Clear cobram zero de custódia para investimentos em Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários, títulos de renda fixa e outros investimentos.
Rico cobra taxa de corretagem zero para negociação de fundos imobiliários.
XP, Rico e Clear cobram taxa zero na TED para envio do dinheiro de volta ao banco.
Clear cobra apenas R$ 0,80 por ordem na corretagem de ações.
E para os que preferem o atendimento físico, ainda existem as Cooperativas de Crédito, que oferecem serviços com preços muito abaixo do mercado, além de oferecerem atendimento de qualidade, diferente dos seus primos ricos, os grandes bancos, que são campeões de reclamações no Procon, Banco Central e até mesmo em suas próprias ouvidorias.

clicrdc.com.br

Gostou? Compartilhe agora: